-
Arquitetos: dot Architects
- Área: 30 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Qingshan Wu
-
Fabricantes: Etex Colombia, VELUX Commercial
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa do Futuro de Baitasi está localizada numa histórica área hutong, as tradicionais ruas estreitas e becos de Pequim. O cliente é uma empresa de tecnologia focado em casas inteligentes. O cliente queria que criássemos uma casa experimental adequada ao futuro estilo de vida de jovens da China.
Baitasi é um dos bairros onde as hutongs estão melhor preservadas. O terreno original possuía uma casa de 30 m² e um pátio de 80 m² repleto de obras ilegais.
Quando falamos de casas, estamos falando de lares. A casa do futuro deveria representar tal estilo de vida dos jovens. Eles podem mudar fluidamente entre casa e trabalho. Acesso e conveniência são mais importantes do que propriedade. As possibilidades de um espaço doméstico superam sua dimensão física. A fronteira entre o lar e a sociedade é dissolvida pelo aumento da economia compartilhada, trabalhadores nômades e tecnologia. Nossas vidas são fragmentadas e não podem ser acomodadas por um layout fixo.
A casa original tem estrutura de madeira. Para minimizar as obras de construção e revelar a beleza das estruturas de madeira tradicionais chinesas, substituímos a cobertura e removemos todas as divisórias internas. Dois módulos de mobiliários móveis e um módulo fixo estão dispostos sob esta nova cobertura. Com os módulos móveis, a casa pode ter quatro configurações diferentes de layout. De acordo com as necessidades dos residentes, podem mudar de uma casa de três quartos para um pequeno escritório. A fachada pode ser aberta para conectar o espaço de estar com o exterior.
Os módulos móveis podem ser controlados por uma TV inteligente, cujo sistema também controla opções de iluminação, cortinas, alarmes de segurança e outros eletrodomésticos.
Baseados na estratégia de intervenção mínima, utilizamos um sistema WikiHouse para a única estrutura nova do terreno, que serve a cozinha e o banheiro. WikiHouse é um projeto de código aberto para construir casas. Tem estrutura leve e é totalmente fabricado digitalmente, além de representar um processo construtivo mais rápido e limpo adequado à vizinhança agitada e ruidosa.
Comparado à muitos projetos futurísticos, esta pequena casa não é nada parecido com o futuro em um primeiro olhar. Mas sua aparência humilde e seu uso interno adaptativo podem refletir algo do futuro na antiga capital.